Blog

Como prolongar a vida útil de um notebook corporativo?

Os computadores na sua empresa duram o suficiente para não parecerem um investimento perdido? Buscar apenas especificações e não se preocupar com o uso após a compra é a fórmula mais comum para o desperdício em empresas que precisam desse tipo de equipamento.

Para não cair nessa armadilha, o gestor de TI precisa de planejamento, monitoramento e uma boa política de manutenção, desde a compra até a sua substituição. Você quer saber então como prolongar a vida útil de um notebook corporativo? Nós contamos para você!

O uso de um notebook corporativo é diferente do doméstico

O primeiro passo para fazer a aquisição de equipamentos que durem mais sem afetar a produtividade dos funcionários e colaboradores, é entender que a compra de notebooks corporativos é diferente da compra de equipamentos para uso pessoal e doméstico.

Antes de tudo, um notebook corporativo deve ser adquirido com o seu usuário e seu sistema em mente: observando quais são os softwares que ele precisa usar, qual espaço ele tem para trabalhar e quais equipamentos e tecnologias disponíveis que deverão ser integrados ao notebook.

Um exemplo dessa diferença são as entradas disponíveis nos notebooks. Para uso doméstico, geralmente as entradas USB e HDMI são suficientes, mas para médias e grandes empresas, onde o notebook precisa interagir com vários outros aparelhos, há necessidade de outras entradas, como: VGA, Express Card, Ethernet, entre outros.

As boas práticas que prolongam a vida útil de um notebook corporativo

Depois que os equipamentos são adquiridos seguindo esses cuidados, ainda existem algumas ações que o gestor de TI pode tomar para estender a vida útil dos notebooks. Veja quais são as melhores práticas para aproveitar ao máximo o investimento feito em tecnologia:

Criar políticas corporativas bem definidas

Em qualquer equipamento eletrônico, seu período útil está sempre atrelado ao cuidado na hora de usá-lo. No caso de notebooks, danos físicos e instalação de softwares desnecessários podem juntos diminuir o lifespan da máquina.

Por isso, crie termos de uso que contemplem exclusivamente a utilização dos notebooks corporativos, limite instalações, faça filtragem web e determine em que espaços o equipamento pode ser manuseado. Quanto mais cuidado com a tecnologia, mais ela irá durar.

Monitorar o uso

Mas não basta criar políticas corporativas se não houver forma de monitorar seu cumprimento. Acrescente ao seu sistema formas de observar e analisar o uso dos notebooks: programas utilizados, aplicações em segundo plano, carga de processamento.

Tome cuidado para não ser invasivo, mas monitore todas essas informações tanto para detectar anomalias quanto para identificar as máquinas que já não dão mais conta do serviço para que foram designadas.

Fazer manutenção frequente

Tudo que é bem cuidado dura mais. Fazer manutenções com frequência é a receita mais simples para aumentar a vida útil de um notebook corporativo, quando feitas de forma multilateral.

São atitudes como a limpeza do equipamento (inclusive interna), a atualização do sistema operacional e de softwares licenciados para garantir a segurança e o desempenho, até a remoção de arquivos desnecessários para manter o HD limpo e organizado.

Compartilhe:

Relacionados

×